link 2

sábado, 26 de dezembro de 2015

BaianaSystem – O último show do ano da maior banda do ano!

O som da BaianaSystem já não é mais novidade há algum tempo, embora, a cada show, a reação do público seja digna de quem se depara pela 1ª vez com uma “porrada” sonora, basta ver as feições de espanto e os espasmos de euforia em meio a multidão.
O grupo idealizado por Betinho Barreto e comandado por Russo Passapusso fez seu último show de 2015 no sábado, 19/12, na já tradicional Praça Tereza Batista, no Pelourinho. Como foi a tônica de quase todos os shows do grupo em Salvador neste ano, os ingressos se esgotaram com mais de 24 horas de antecedência. Em meio a – muitos – cambistas, que revendem os ingressos por valores entre 2 e 3 vezes maiores que o preço original (30 reais), mais uma vez, o local ficou completamente lotado para a saideira do grupo que melhor representou o “calor” – com todas as interpretações que o termo pode carregar – da música baiana em 2015. Aliás, 2015 que foi, sem sombra de dúvidas, O ANO para a banda que reinventou a guitarra baiana e, consequentemente, a forma de se fazer música em um Estado que dispensa apresentações quando o assunto é qualidade e inovação na música popular brasileira.
Só para citar 2 dos vários feitos do grupo em 2015, no inicio do ano, no carnaval de Salvador, a banda arrastou uma multidão recorde atrás do seu “navio pirata”, como é conhecido o trio elétrico do grupo, e fez um espetáculo memorável, sendo uma das apresentações de maior destaque de todo o carnaval soteropolitano. Carnaval este que, é sempre bom lembrar, apesar dos problemas, é a maior festa do mundo! Ainda, no 2º semestre, teve o seu mais novo sucesso, “Playsom”, incluso na trilha sonora de um dos jogos mais vendidos do mundo, o FIFA 16.
BaianaSystem - Foto: reprodução Instagram
BaianaSystem – Foto: reprodução Instagram
Como já é de praxe, a BaianaSystem levouuma convidada para dividir o palco. Durante o ano, o grupo contou com convidados de peso como Curumin, Flora Matos, B Negão, Rico Dalasam, Bule Bule, Márcio Vitor (Psirico) e KarolKonka, todos os nomes bastante conhecidos na nova cena musical brasileira. Epara se despedir de 2015, a escolhida foi uma das maiores cantoras do país, Margareth Menezes, ou melhor, Maga, como é chamada pelos fãs, com toda sua energia e voz que arrepiaram qualquer alma viva presente nos arredores do evento.
Dentre as diversas canções que Maga e Russo entoaram juntos, o ponto alto ficou por conta da música “Faraó Divindade do Egito” que foi gravada originalmente pelo Olodum em 1987, mas que também ficou bastante conhecida na voz de Margareth Menezes. Neste momento, uma explosão de vozes e pulos emergiu e provocou uma das cenas mais sensacionais e eufóricas da noite, anunciando o que já estava bastante claro: já é verão na Bahia e ele será mais “quente” e musical do que nunca! Viva!
Para completar a noite, o rapper Vandal também marcou presença e deu o seu sempre bem dado recado, mostrando a vitalidade do rap soteropolitano. E claro, não poderia faltar, como também já é tradicional em todos os shows, o duelo das duas músicas da banda que competem pelo título da canção que mais faz os milhares de aficionados cantarem a plenos pulmões e pular como se não houvesse amanhã: Terapia e Playsom. Como diria Caetano, foi chuva, suor e cerveja, ainda que a chuva tenha sido só de boas energias!
Vale destacar a frase que Margareth Menezes falou ao subir ao palco e que representa bem todo o turbilhão de significados que a BaianaSystem trouxe para a música brasileira: “Muitos acham que vocês são contra a corrente, mas na verdade vocês já são a corrente inteira”. E é exatamente isso, o grupo que começou com os membros do Ministério Público e do BembaTrio, que era “alternativo” e pouco conhecido, que fazia shows no Passeio Público para espectadores seletos, tornou-se um banda com bagagem e qualidade para, sem falsa modéstia, bater no peito e vestir a faixa que lhe é mais do que merecida: a melhor banda do ano!
Que 2016 venha movido há mais mil decibéis e que muitos brasileiros possam ter o privilégio que nós soteropolitanos já temos.

   fonte > http://cabinecultural.com/2015/12/21/baianasystem-o-ultimo-show-do-ano-da-maior-banda-do-ano/

0 comentários:

Postar um comentário