link 2

domingo, 29 de novembro de 2015

Salvador terá 12 dias de Carnaval em 2016

Folia terá mais atrações e locais de realização
No próximo ano, o Carnaval de Salvador terá 12 dias. Segundo a prefeitura, isso possibilitará mais participação popular, com maior número de atrações e locais de realização. O tema da fetsa será: “Vem curtir a rua”. Os detalhes da programação foram anunciados pelo prefeito ACM Neto. Dentre as novidades preparadas por meio da Saltur (Empresa Salvador Turismo) estão os dez dias de duração da festa e a antecipação da abertura oficial para a quarta-feira, 3 de fevereiro. Contando com o pré-Carnaval que acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro, na Barra, a folia passa a ter 12 dias. 

acontece às 18h do dia 3 de fevereiro em cerimônia a ser realizada na praça Municipal, no Centro Histórico, com a participação de grupos de diversas matrizes culturais carnavalescas. A apresentação fará uma retrospectiva do Carnaval em Salvador, levando ao público representações que lembram as primeiras batucadas, passando pelas fanfarras e chegando ao trio elétrico. Dentre as atrações estão uma grande banda com 150 músicos fantasiados, baterias percussivas, grupos de mascarados e pierrots, microtrio de Fred Menendez, microtrio de Ivan Huol, grupos de Capoeira, bonecões do Pelourinho, As Ganhadeiras de Itapuã, Orquestra de Pandeiros e trio elétrico com o cantor Saulo Fernandes puxando a folia.
Também no dia 3 de fevereiro, o Circuito Sérgio Bezerra - entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo – garante uma programação diversificada para o folião pipoca. São 25 bandas de chão que se apresentam no circuito, a partir das 16h.
Circuitos tradicionais – Entre os dias 4 e 9 de fevereiro, os circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) seguem programação definida pelo Comcar (Conselho Municipal do Carnaval). A novidade esse ano é que os circuitos Dodô e Osmar serão abertos diariamente com atrações direcionadas ao folião pipoca. Além disso, os blocos que desfilam no Centro voltarão a fazer o contrafluxo na rua Carlos Gomes. 
Na quinta-feira (4 de fevereiro), o Circuito Osmar (Campo Grande) recebe desfiles de agremiações de entidades dedicadas ao samba e suas expressões. O local recebe também o Furdunço na sexta-feira (5 de fevereiro). O cortejo seguirá até a praça Castro Alves, a partir das 15h. Mais uma novidade acontece no domingo (7 de fevereiro), com o pôr do sol na Castro Alves, que terá um show da turma do BaianaSystem e convidados, às 16h30.
Novos espaços – Além dos quatro circuitos tradicionais (Dodô, Osmar, Batatinha e Sérgio Bezerra), mais três são oficializados para 2016. O Circuito Riachão compreende o trecho percorrido pela Mudança do Garcia, que vai do Garcia até a Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande. Já o Circuito Orlando Tapajós compreende a avenida Oceânica, no trecho entre o Clube Espanhol e o Largo do Farol da Barra, e receberá o pré-Carnaval na Barra, com o Fuzuê e o Furdunço. O Nordeste de Amaralina é palco do Circuito Mestre Bimba, que vai da rua do Norte à rua do Sítio Caruano.
Publicidade
Fechar anúncio
Bairros – Além dos circuitos oficiais de Carnaval, nove bairros e três ilhas recebem, do sábado a terça-feira (6 a 9), um total de 240 apresentações de diferentes estilos musicais. Antes dos shows, acontece um bailinho infantil, a partir das 16h. Entre as atrações gratuitas estão Saulo, Margareth Menezes, BaianaSystem, Chiclete, Igor Kannário, Armandinho, Babado Novo, Daniela Mercury, Psirico, Edcity, Eva, Carla Visi, Sarajane, Banda Mel, Edu Casanova, Gerônimo, Carlos Pita, Virgílio, O Quadro, Will Carvalho e Araketu.
Em Cajazeiras, os shows acontecem no Campo da Pronaica em Cajazeiras X. No bairro de Periperi, a Praça da Revolução vai ser o local de encontro para festejar as atrações. Em Itapuã, a folia será no Centro de Atividade do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté. Na Liberdade, os shows acontecem na praça Nelson Mandela, em frente ao Plano Inclinado. A Boca do Rio recebe o Carnaval no Parque Poliesportivo e, em Plataforma, será realizado na praça 15 de Abril.   
Em São Caetano, o palco será montado na praça Reitor Miguel Calmon. O bairro de Pau da Lima sediará os eventos na praça N. S. Auxiliadora. Já no Nordeste de Amaralina a festa acontece no Circuito Mestre Bimba.  As Ilhas dos Frades, de Maré e Bom Jesus dos Passos também recebem muita música durante o Carnaval. Todos os locais terão atrações das 19h às 3h. 
Palcos temáticos – Salvador terá também três palcos temáticos: o Palco do Rock, que ficará no Jardim de Alah, das 19h às 3h; o Terreiro do Samba, que será montado na praça da Cruz Caída, e recebe atrações das 9h à 0h; e, pela primeira vez, o largo do Santo Antônio Além do Carmo entra na programação com o Palco Multicultural, que reunirá bandas de diferentes estilos como hip hop, reggae e arrocha, das 18h à 0h. 
A folia na capital baiana contará ainda com cinco espaços. Uma das estreias é o Beco das Cores, voltado para o público LGBT e que contará com DJ’s na esquina da rua Dias D’Ávila com a avenida Oceânica, na Barra, que funcionará das 19h à 0h, nos intervalos dos blocos. Outra novidade é o novo espaço em Ondina, voltado para pessoas com deficiência.  A Vila Gastronômica, que fez sucesso na Barra na edição 2015, volta no próximo ano também em outro local: na rua Nossa Senhora de Fátima (ao lado do Isba), em Ondina. 
Para os pequenos, a Vila Infantil será montada novamente no Campo Grande. O Desfile de Fantasia de Luxo e Originalidade será realizado em 2016 na praça Castro Alves, no dia 8 de fevereiro, a partir das 19h. A Arena DJs se transformará em Torre Eletrônica e continuará funcionando no Farol da Barra, de 0h a 3h, sendo que na madrugada da Quarta-feira de Cinzas prosseguirá até o tradicional arrastão. 
Demais atrativos – Além da decoração tradicional, o Carnaval de Salvador 2016 também contará com uma decoração monumental, a ser instalada em pontos emblemáticos da cidade, como a praça Castro Alves e o largo do Farol da Barra. Já o Observatório da Discriminação Racial terá atuação ampliada nos circuitos Dodô e Osmar, além do Carnaval de Bairros. Os foliões com deficiência poderão aproveitar a folia em espaços adaptados no Campo Grande, Piedade e Ondina. A arquibancada do Campo Grande também será mantida para que o público possa assistir e curtir a festa com conforto. 
  • fonte> http://noticias.r7.com/bahia/salvador-tera-12-dias-de-carnaval-em-2016-25112015

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog