link 2

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Por que o Baiana System é a grande banda do Carnaval 2016

Letras politizadas e raízes musicais misturadas ao rap, rock e música jamaicana são a base do fenômeno baiano deste ano


Essas são algumas das influências perceptíveis do Baiana System, um trio que está mexendo com a música segundo artistas tão diferentes quanto BNegão, Daniel Ganjaman e Marcio Victor, do Psirico (o responsável pelo hit Lepo Lepo, do carnaval de 2014).
O projeto, criado em 2009, reúne Russo Passapusso, Roberto Barreto e Marcelo Seco e chama atenção pelas performances explosivas, inclusive no circuito Barra Ondina no Carnaval de 2016:

Mas também é conhecido pela capacidade de reunir públicos de gostos bem diferentes atrás do trio. O Nexo conversou com o jornalista baiano Luciano Matos, que cobre música há mais de 15 anos, para enumerar as razões pelas quais o Baiana System é a grande estrela do Carnaval 2016.

Axé music em baixa#

A música baiana pedia renovação há alguns anos - e o Baiana System surgiu exatamente nesse momento. "A indústria explorou o axé ao máximo e isso ofuscou qualquer outra produção, nada mais saia daqui", afirma Matos.
Para ele, a fórmula repetitiva da música local também se esgotou e era natural que algo novo surgisse e ganhasse espaço. "Esse axé baiano popular, que vende a Bahia como terra da felicidade, perdeu a conexão com a massa."

Forte conexão com a cultura local#

Ao mesmo tempo, a banda surgiu de uma necessidade dos músicos de criar algo inovador em cima da tradicional guitarra baiana, um instrumento de madeira sólida com captadores magnéticos e afinação em quintas.
A sonoridade ficou famosa nas músicas de Luís Caldas, por exemplo, que fundou a Banda Eva na década de 1980. São elementos familiares da música local misturados de uma maneira que não tinha sido feita antes.

Letras contundentes e engajadas#

O Baiana abusa dos recursos poéticos nas letras, às vezes flertando com os aspectos técnicos do rap. Misturado a isso, falam de temas politicamente importantes, o que se torna mais atraente em um país que recentemente se viu mais interessado por política. A aposta da banda para o Carnaval é a música ", uma cumbia sobre especulação imobiliária e exploração desenfreada na natureza na Bahia, por exemplo. Aqui está a letra:


                                           Fonte> https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/02/04/Por-que-o-Baiana-System-%C3%A9-a-grande-banda-do-Carnaval-2016

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog