Após ser lançada na feira internacional WOMEX, em outubro, na Espanha, a coletânea Music From Paraíba 2 será apresentada oficialmente aqi no Estado. Neste domingo (9), músicos que fazem parte da segunda edição do MFP, farão show no
Em João Pessoa, os shows do MFP 2 serão realizados todos os meses, sempre aos domingos, no Teatro de Arena. A expectativa é que, a exemplo da primeira edição, o projeto consiga circular por outros municípios. Em 2013, 20 artistas foram selecionados e dez shows foram realizados, inclusive em cidades do interior da Paraíba.
Macumbia – A cumbia foi o ritmo escolhido como cerne de criação da banda pessoense Macumbia, que traz em seu repertório letras autorais cantadas em português e espanhol, destacando-se, assim, no cenário musical da Capital paraibana, sendo a interseção entre a música popular hispano-americana e os ritmos brasileiros, preferencialmente nordestinos como o coco, baião e ciranda. A proposta da banda é apresentar uma nova experiência musical unificando diversas sonoridades e, assim, ampliar o conhecimento da popular.
O primeiro trabalho da banda, intitulado “Chuta que é Macumbia”, foi lançado nas mídias digitais em meados de 2013, alcançou uma ampla aceitação do público. Suas músicas são tocadas em rádios de outros países, a exemplo do programa Lusofonie da rádio italiana Popullareroma (Podcast) e também no programa El Inspector, da rádio venezuelana La Mega 103.3 FM, além dos frequentes acessos à página da banda no Soundcloud.com.
Pedecoco – Banda paraibana criada em João Pessoa em 2007 com o intuito de propagar mensagens de amor ao próximo, autoestima e paz. Ao longo desses sete anos de existência, lançou três trabalhos – um CD de estreia, intitulado Reggae Natural, um EP contendo cinco músicas chamado Paraíba Reggae e o mais recente, Manifesto do Pensar, de 2014. A banda procura manter em seu som uma linha de trabalho coerente, valorizando tanto as raízes do reggae quanto as da Paraíba, numa mescla interessante de ritmos criando um som moderno e destacado conduzido pelo forte sotaque de David Moreira.
A experiência adquirida pela banda nos palcos também é fruto da participação em grandes eventos locais, como Estação Nordeste e Estação do Som, em João Pessoa, além de apresentações fora da Paraíba, como o Recife Reggae Festival, ao lado de grandes nomes do gênero, a exemplo de Groundation e Steel Pulse.
DJ Kylt - É de João Pessoa e toca há 9 anos, percorrendo vários horizontes com o seu som. É reconhecida pela técnica e primorosa pesquisa musical. Também é designer, agitadora cultural, colecionadora do bom e velho disco de vinil e participa constantemente da programação de variados festivais, eventos e festas independentes. Na sua estética sonora, busca adaptar harmoniosamente para a pista de dança a riqueza da música brasileira, bem como de outros diversos ritmos latinos e também africanos, acarretando num forte diálogo com o gingado das sonoridades percussivas e somando tudo isso a efeitos e beats eletrônicos dançantes.
Chico Correa- Transita pelos fragmentos imaginários da tradição remixada. Artista residente do programa DIGIBAP (conexão França-África-Brasil), bacharelando em Composição Musical pela UFPB, já trabalhou com DJ Dolores, Maga Bo, Baiana System, Cabruera, Totonho e os Cabras. Em seu estúdio desenvolve trilhas sonoras para filmes e espetáculos de dança, bem como remixes para diversos artistas.
Tem sua base na Paraíba, onde atua nos projetos Chico Correa & Electronic Band, Parahyba Art Ensemble e Seu Pereira e Coletivo 401. Já tocou em diversos festivais e países europeus, bem como África, China e Ásia. Já se apresentou na maioria das capitais brasileiras e no exterior: Paris, Bruxellas, Amsterdam, Gent, Utrecht, Montreux, Marseille e Londres.
Music From Paraíba na Espanha - Em outubro, a música paraibana aportou na Espanha. A coletânea MFP 2 foi lançada na 20ª World Music Expo, a WOMEX, festival mundial de música, que neste ano foi realizado em Santiago de Compostela, de 22 a 26 de outubro. Duzentos exemplares do conjunto, composto por 4 CDs, foram levados ao evento pelas mãos do coordenador de Música da Funesc, Arthur Pessoa. Lá, o material foi entregue a produtores, DJs, empresários do segmento, e outros profissionais da cadeia produtiva musical, a exemplo de Peter Hvalkof, do Roskide Festival na Dinamarca (um dos maiores festivais de música da Europa), Frans Goossens, do Amsterdam Roots Festival na Holanda e Borkwsky Akbar, da Piranha Music da Alemanha, criador e diretor da WOMEX.
Segundo Arthur Pessoa, o material paraibano teve excelente aceitação na feira internacional, tanto por se tratar de música brasileira e nordestina, que despertam interesse dos profissionais, quanto pela boa apresentação visual da coletânea. “O material que levamos chamou a atenção de todos na feira, sendo um dos projetos mais procurados pelos profissionais da música. O formato do material, em tamanho vinil, e também a arte desenvolvida pelo Sílvio Sá chamaram a atenção dos participantes da WOMEX”, destaca Arthur.
Este é o segundo ano que a música paraibana marca presença na feira. Ainda de acordo com Arthur Pessoa, a participação na WOMEX é um passo importante para ampliar a divulgação da música paraibana e dos artistas que fazem parte da coletânea. “O trabalho não termina na feira, os desdobramentos dependem do interesses desses profissionais pelos artistas que fazem parte do projeto. O encarte da coletânea traz, além das músicas, os contatos de todos os artistas. Desta forma, é possível entrar em contato direto com eles”, completa Arthur.
do kit de CDs, composto por 71 faixas de variados estilos. O primeiro evento da temporada conta com participação das bandas Macumbia, Pedecoco, DJ Chico Correa, DJ Kylt e VJ Carlos Dowling. O lançamento será no Teatro de Arena do Espaço As apresentações começam às 17h e a entrada é gratuita.
fonte.
http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20141105095547&cat=cultura&keys=shows-marcam-lancamento-coletanea-music-from-paraiba