link 2

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Carnaval sem cordas vai ocupando lugar dos blocos em Salvador

Desde a década de 1970, Caetano Veloso já anunciava aos quatro ventos que “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”. Em 2015, o Carnaval de Salvador, que homenageia os 30 anos da Axé Music, ampliará o caráter democrático da festa com a realização dos projetos especiais – grandes atrações da folia baiana que vão se apresentar sem cordas para o público, através de ação da Prefeitura com entidades parceiras.
Uma das principais novidades tem um gostinho especial para os foliões: o retorno da cantora Daniela Mercury ao tradicional circuito da Avenida Sete (Circuito Osmar), na terça-feira (17/2), após 20 anos desfilando apenas no trecho Barra-Ondina (Circuito Dodô).
Na ocasião, Daniela terá como convidado especial o grupo Quabales, formado por jovens da comunidade do Nordeste de Amaralina.
Em coletiva à imprensa ocorrida na última sexta-feira (6/2), a própria artista não escondeu a emoção em retornar ao local onde começou a se apresentar em cima de um trio.
“Fico muito feliz de realizarmos esse sonho juntos e isso foi graças aos patrocinadores e graças à paixão que o prefeito ACM Neto tem pelo Carnaval”, salientou. A apresentação será viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura e o banco Itaú.
De acordo com o prefeito ACM Neto, esse será o Carnaval mais democrático, participativo e plural que Salvador já teve nos últimos anos.
“A concepção da festa é permitir que o povo possa curtir, vibrar, aproveitar na rua. Depois de tantas novidades e do aperfeiçoamento que a gente vem fazendo do Carnaval, não tenho dúvida que essa vai ser a edição mais alegre da história da cidade”, salientou.
Apresentações
As atrações sem cordas tiveram início com o pré-Carnaval realizado no Circuito Dodô, no domingo passado (8), tendo como atração principal o Furdunço.
O movimento, que estreou com grande sucesso em 2014, reúne artistas de diferentes vertentes e estilos, mas que trazem em comum a proposta de valorizar o Carnaval de chão, a participação do folião pipoca e a irreverência.
O desfile contou com mais de 20 artistas que se apresentaram em microtrios como o guitarrista Armandinho, o grupo BaianaSystem, a cantora Ju Moraes e os afros Ilê Aiyê e Male Debalê. A atração volta a se apresentar no Circuito Osmar, na sexta-feira (13).
Na abertura oficial do Carnaval, no Campo Grande (Circuito Osmar), o pai da Axé Music, o cantor, compositor e multiinstrumentista Luiz Caldas vai animar a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo na quinta-feira (12/2), a partir das 19h.
Daniela Mercury também estará presente no evento. No mesmo circuito, também vão se apresentar o Trio Axé 50 Anos, com a cantora Sarajane (uma das precursoras do ritmo homenageado) e Armandinho no sábado (14/2), trazendo a velha Fobica - um Ford anos 1950 que serviu como o embrião do atual trio elétrico; a Pipoca do Saulo, comandada pelo cantor Saulo Fernandes no domingo e segunda-feira (15 e 16); o cantor Igor Kannário na segunda-feira (16/2), primeira atração na história da folia que se apresenta a pedido do público; a banda Ara Ketu e a Pipoca do Eva, com a Banda Eva, na terça-feira (17/2).
Os foliões do Circuito Dodô também terão oportunidade de pular com atrações sem cordas. Um dos principais expoentes da folia em Salvador, Moraes Moreira anima o público na quinta-feira (12); Daniela Mercury e Psirico marcam presença na sexta-feira (13); Amandinho, Dodô e Osmar relembram os antigos carnavais de domingo a terça-feira (15 a 17); e a Orquestra Rumpilezz e os afros Male Debalê e Muzenza abrilhantam a festa na segunda-feira (16). Então, motivos não vão faltar para que todo mundo corra atrás do som eletrizado que encantou os brasileiros e o mundo.


                                     fonte>http://www.tribunadabahia.com.br/2015/02/11/carnaval-de-salvador-2015-marcado-pelas-atracoes-sem-cordas-nas-ruas

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog