link 2

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Furdunço encanta turistas e baianos

O Carnaval de Salvador já começou. Ontem, domingo (8) milhares de pessoas tomaram conta do circuito Dodô (Barra-Ondina), para curtirem um verdadeiro “Furdunço”. Artistas de diferentes vertentes e estilos agitaram à tarde de domingo, com desfiles de carros de som de pequeno porte, valorizando o folião-pipoca. A concentração foi às 13h e se estendeu até o início da noite.
O clima foi mesmo de Carnaval. Muita bagunça, animação e pessoas fantasiadas. O Furdunço, que foi um sucesso no ano passado, levou milhares de pessoas à Barra para aproveitarem o domingo com o desfile de 26 atrações. “Uma festa muito animada, além de ser bem diversificada. Estou adorando muito, curtindo bastante esse pré-carnaval”, opinou a universitária Lara Maria Silva, 20.
O percurso foi diferente do que acontece no Carnaval. As atrações saíram do Clube Espanhol, na Ondina, e seguiram até o Farol da Barra. Aos 70 anos, dona Eliene Nascimento não hesitou em ir até o circuito Dodô para curtir a festa.
“A energia da cidade nos últimos dias está maravilhosa. A Barra virou ponto de encontro da família. Hoje está um Carnaval aqui, olha só essa multidão! As pessoas estão se divertindo sem confusão, todos em paz”, disse enquanto dançava ao som da cantora Amanda Santiago. Acompanhada de sua filha Cassandra, 44, que é paraplégica, a animação de dona Eliene era contagiante. “Só saio daqui quando terminar”, afirmou.
Nas casas, nos camarotes já montados, nas transversais das ruas, tinha gente por todo lugar. Assim como no Carnaval, durante as passagens de alguns carros de som era difícil encontrar espaço e alguém parado. Além daqueles que se fantasiaram de Muquiranas, com suas tradicionais pistolas de água, teve quem aproveitasse o clima da festa momesca para diversificar na fantasia, como o empresário Marcos Andrade, 43, que se vestiu de palhaço.
“Carnaval é isso, é descontração, é alegria, é corpo com corpo, suor, calor. E isso aqui já é Carnaval. Essa energia que tem aqui em Salvador, não tem em nenhum outro lugar. É arrepiante. A gente se emociona só em ouvir a percussão”, desabafou.
Dentre as atrações do Furdunço estiveram Armandinho e a Fobica, Ju Moraes, Adão Negro Amanda Santiago, Ilê Aiyê, e batida diferente da BaianaSystem. Também teve o grupo performático Mamulengo, o coreto Elétrico de Alex da Costa e o saudosismo do bloco Jacu, puxado por Waltinho Queiroz, que reviveu momentos de um dos blocos que fizeram história no Carnaval dos anos 70 na capital baiana. Nomes conhecidos como a banda Estakazero, Malê de Debalê, Raiz do Batifun e o Alavontê também agitaram a o circuito Dodô.
consolidação da proposta 
O prefeito ACM Neto foi conferir de perto o sucesso do Furdunço. Após ser assediado pelos foliões que queriam “selfies”, Neto conversou com a imprensa sobre seu orgulho pela festa que antecipa o Carnaval, e seu desejo de ampliá-la. O prefeito falou também sobre tranquilidade em que aconteceu a festa, tendo em vista que até o fim da tarde não tinha sido registrada nenhuma ocorrência pela Polícia Militar.
“Tenho certeza que a gente vai consolidar essa ideia para que, nós próximos anos, sendo estendido para mais dias, para que o Carnaval comece no domingo aqui em Salvador. Inclusive com uma importância econômica grande pra cidade, porque a gente vai garantir uma permanência de turistas. O desejo da prefeitura é consolidar [a festa] para os próximos anos”, disse.
Sobre a falta de ocorrências durante o evento, o prefeito acredita que tenha se dado pela proposta diferente do Furdunço. “São as manifestações espontâneas, os mini-trios, as fanfarras. Tudo isso possibilita que o folião possa interagir de uma maneira muito mais tranquila e em segurança. A gente fica muito feliz de ver que as pessoas estão desde cedo na Barra, e até agora não houve nenhuma ocorrência. E esse é o clima que a gente quer no Carnaval”, concluiu Neto

                                     fonte >http://www.tribunadabahia.com.br/2015/02/09/furdunco-encanta-turistas-baianos-2

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog