link 2

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Festival de Lençóis chega a sua 17ª edição

No objetivo de fomentar o turismo ecológico no interior da Bahia, o Festival de Lençóis chega a sua 17ª edição, trazendo atrações nacionais para três dias de apresentações musicais, teatrais, e manifestações de grupos culturais da própria região. Tradicionalmente sediado no município de Lençóis – uma das principais portas de entrada para o parque da Chapada Diamantina –, o festival ocorrerá entre os dias 9 e 12 de outubro, tendo entre as atrações principais o sambista Diogo Nogueira e o pop rock de Léo Jaime.
De acordo com o empresário e idealizador do evento, Marcos Pedreira, uma das maiores conquistas é conseguir realizar o festival mesmo com um orçamento menor. “Estamos contando com menos patrocínios do que nos últimos anos, mas ainda assim, vamos novamente dar vida ao festival na mesma proporção e na mesma escala das últimas edições”, argumentou. O evento virou uma tradição na região da Chapada Diamantina, e, sendo realizado por 16 anos consecutivos, já o festival de música de maior longevidade do estado.
 Além das duas atrações nacionais, também se apresentarão no palco, o filho de Elis Regina, Pedro Mariano. A música baiana também se destacará com a banda Scambo – revelação do programa Superstar, da TV Globo –, Baiana System, e Márcia Castro.

Mas, como difundir a cultura que se desenvolve na própria Chapada Diamantina, faz parte da proposta do evento, este ano grupos que nasceram na cidade anfitriã serão representados por Choro Labuta, Hélio Bahia e banda, Griô e Raiz do Vento.

Evento 
 Para este ano, são esperadas aproximadamente 35 mil pessoas, nos três dias de festa, atingindo o pico de público no último dia, quando são esperados um público de 15 mil festeiros na Praça Horácio de Matos. “O evento cresceu muito nos últimos anos, fazendo com que outras cidades também pudessem se beneficiar dele”, adiantou o empresário.
 Conseguindo ocupar todos os três mil leitos de hospedagem, além dos espaços de camping do município, o evento também fez crescer a procura por hotéis e pousadas nas cidades de Seabra, Palmeiras, Mucugê e Ibicoara, e atrai visitantes de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, além da própria Bahia, e até mesmo de estrangeiros que, ao chegar à capital decidem estender o passeio ao interior do estado. O evento também é responsável por gerar pelo menos dois mil empregos diretos e indiretos para a população, seja no comércio, transporte ou na hospedagem.
Outro ponto relevante destacado pelo idealizador é o fato de que o festival proporciona que os visitantes possam participar do festival, e também desfrutar dos encantos naturais da Chapada Diamantina.  Como as atividades na praça só têm início no final da tarde, e se prolongam até, no máximo, 1h da manhã, o turista pode aproveitar as horas do dia para os conhecidos passeios ecológicos da região sem perder a programação noturna em Lençóis.
CAMPANHAS E APOIO
 Buscando articular ainda mais o trabalho social, o festival ainda leva ao palco campanhas educativas, com foco principal no meio ambiente, em razão das queimadas que têm afligido a região da chapada. “Os artistas se engajarão na causa e convocarão o público a abraçar a bandeira contra os incêndios, tendo cuidado com pontas de cigarro, uso de velas e outros materiais inflamáveis perto das matas, e apoiando o Bahia Contra o Fogo”, destacou Pedreira.
 Outras campanhas




                                   fONTE.http://www.tribunadabahia.com.br/2015/10/01/festival-movimenta-lencois

0 comentários:

Postar um comentário