link 2

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Disco do ano, música em game, festivais: o que é que o BaianaSystem tem?

Os integrantes do BaianaSystem ainda nem acreditam, mas tiveram seu novo álbum "Duas Cidades" eleito, na última terça-feira (25), o disco do ano no Prêmio Multishow. "Como assim nosso disco venceu o de Elza Soares?", questiona o vocalista Russo Passapusso. Formada há sete anos em Salvador, o grupo é figurinha presente nos principais festivais do país, está escalado para o Lollapalooza 2017 e, neste ano, teve uma música sua, "Playsom", integrada à trilha sonora do popular jogo "Fifa 16". Afinal, o que é que o BaianaSystem tem?

A mistura da icônica guitarra baiana com a cultura dos soundsystems (os famosos paredões de som, muito comuns no Norte e Nordeste) cria uma sonoridade tão peculiar que preenche uma demanda por sons inovadores que todo festival de música procura. Não é à toa que a banda passou a ser escalada em diversos eventos, dentro e fora do Brasil, desde o New Orleans Jazz Festival, em Nova Orleans, até o Fujirock, no Japão. "Depois de um festival, nosso som nunca mais fica igual. Aprendemos outros sotaques", diz o cantor.
Boa parte das composições da banda fala sobre festas populares e, desde a sua fundação, o BaianaSystem toca no Carnaval de Salvador. "O trio elétrico é um soundsystem ambulante", diz o guitarrista Roberto "Beto" Barreto, que já foi integrante do Timbalada. "Embora a guitarra baiana tenha sido criada por Dodô e Osmar [inventores do trio elétrico do Carnaval baiano] há 50 anos, ainda percebo nas pessoas um estranhamento com o som".
Esse estranhamento, segundo Beto, fica bem evidente no exterior. "As pessoas pediam para tirar foto com a guitarra baiana, principalmente no Japão", lembra o guitarrista, que tem como influências desde Led Zeppelin e Yes a Armandinho, Pepeu Gomes e Sergio Dias.

                                       Fonte> http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2016/10/27/apos-ganhar-disco-do-ano-cantor-diz-o-que-e-que-o-baianasystem-tem.htm

0 comentários:

Postar um comentário